ROTEIRO DE VISITAS | GOLEGÃ

No passado dia 5 de outubro, a JSD Distrital Santarém, em colaboração com a JSD Golegã, retomou o roteiro de visitas «Distrito de Santarém, Concelho a Concelho».

À semelhança do primeiro roteiro, a visita na Golegã foi mais uma vez a oportunidade de conhecer a realidade do nosso distrito, os objetivos e anseios característicos do concelho e das suas gentes.

O roteiro no concelho da Golegã teve início na Casa-Estúdio Carlos Relvas. Local de um extraordinário património deixado por esta figura incontornável da história da Golegã e do Ribatejo e que não só se destacou pelo seu contributo para a fotografia em Portugal, como também na agricultura ou na invenção – exemplo disso o bote salva-vidas “sempre em pé”.

(…) mais uma vez a oportunidade de conhecer a realidade do nosso distrito, os objetivos e anseios característicos do concelho e das suas gentes.

A visita prosseguiu na TEJUS, uma empresa fundada e liderada por André Gabriel. A TEJUS, que já tem âmbito nacional e onde 30% dos clientes são estrangeiros, trabalha em dois setores: os eventos, oferecendo soluções para o ambiente empresarial, pensadas para desenvolver o trabalho de equipa; e o turismo, com a oferta de experiências diversificadas de lazer e aventura. Uma visita gratificante pela partilha de experiências do jovem empreendedor e pelo testemunho do sucesso de uma empresa eleita “melhor animação turística 2015 do Ribatejo”.

Visitámos também o Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Golegã. Fundado a 20 de Dezembro de 1999, é uma associação do concelho da Golegã que conta com mais de 330 associados e uma atividade dedicada ao desporto e à cultura. Destaque para o cicloturismo e para as equipas desportivas de triatlo e natação, com diversos campeões nacionais e medalhas em campeonatos do Mundo de Triatlo, e para a organização do XTERRA Portugal (prova do circuito mundial de triatlo off-road) e o passeio anual de bicicletas antigas.

(…) possibilidade de contactar com o que de bom se faz no associativismo e no tecido empresarial da região (…)

Por último, não podíamos deixar de visitar a Feira Nacional do Cavalo, que se realiza de 4 a 13 de novembro. Esta centenária feira da Golegã é um dos mais importantes eventos do género a nível internacional, onde se apresentam criadores, espetáculos equestres e também uma mostra de produtos locais e regionais.

O roteiro de visitas «Distrito de Santarém, Concelho a Concelho», para além da possibilidade de contactar com o que de bom se faz no associativismo e no tecido empresarial da região, é a oportunidade de fomentar a proximidade entre estrutura distrital, concelhias e a juventude.