ROTEIRO DE VISITAS | CARTAXO

A JSD Distrital Santarém deu início ao roteiro de visitas «Distrito de Santarém, Concelho a Concelho» no Cartaxo, em colaboração com a JSD Cartaxo no passado dia 8 de outubro.

Este roteiro de visitas é uma experiência de aprendizagem e conhecimento da realidade do nosso distrito e das especificidades de cada concelho, em particular dos jovens. A JSD Distrital Santarém associa-se assim às estruturas locais para, em conjunto, visitarmos associações, instituições e empresas dinamizadas por jovens.

Este roteiro de visitas é uma experiência de aprendizagem e conhecimento da realidade do nosso distrito e das especificidades de cada concelho, em particular dos jovens

No concelho do Cartaxo, o roteiro dedicado ao associativismo teve início com a visita ao Teatro Amador Juvenil Ereirense, sedeado na Casa do Povo da Ereira. Uma associação jovem e dinâmica, com uma média de idades a rondar os 18 anos, dedicada ao teatro. Na visita ficámos a conhecer o percurso deste grupo que começou a atuar na freguesia da Ereira e hoje realizam peças não só no Centro Cultural do Cartaxo como também noutros concelhos. Um trabalho apenas possível com a dedicação e esforço de todos, apesar das dificuldades sentidas dado o fraco apoio associativo do município.

A segunda associação visitada foi o GAJIC – Associação de Intervenção Social e Cultural. Uma associação com 20 anos de atividade em causas sociais prestando apoio a mais de 130 pessoas, através da doação de bens – roupa e mobiliário – às famílias mais carenciadas bem como o seu programa “Padrinhos do Coração”, que permite apoiar crianças em idade escolar.

Por último, o roteiro de visitas encerrou com a reunião com a Old & Young, uma associação recente mas com uma atividade já extensa por todo o país, desde a inclusão de cidadãos idosos e sem-abrigos, promovendo o convívio intergeracional, à organização de iniciativas no dia da criança e a revitalização de murais.

O roteiro (…) tem como objetivo o contacto de proximidade com a população jovem do nosso distrito

O roteiro «Distrito de Santarém, Concelho a Concelho» da JSD Distrital Santarém, em parceria com as concelhias da JSD, que teve início no Cartaxo, tem como objetivo o contacto de proximidade sendo uma oportunidade de contactar com a população jovem do nosso distrito, conhecer o trabalho que desenvolvem em cada concelho, bem como os seus objetivos, as suas dificuldades e os seus sucessos e será desenvolvida ao longo dos próximos meses, visitando os concelhos do distrito de Santarém.