JORNADAS DA AGRICULTURA

No passado sábado, dia 10 de dezembro, realizaram-se, na Golegã, as Jornadas da Agricultura – fruto da colaboração da JSD Distrital Santarém e JSD Golegã. Uma iniciativa que juntou dezenas de pessoas ao longo de um dia de debate, formação e reflexão sobre este setor tão importante para a nossa região.

As Jornadas da Agricultura contaram com a intervenção de uma dezena de oradores, distribuídos por 4 painéis, dedicados à formação, à agricultura local, regional e nacional.

No primeiro painel, dedicado à Formação de Jovens Agricultores, esteve Nuno Morujo, da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal. Uma sessão formativa, para apresentação das oportunidades existentes no âmbito do PDR 2020, em particular para os jovens, assim como a divulgação dos vários instrumentos de apoio ao início da atividade agrícola e esclarecimento de dúvidas sobre casos concretos dos presentes.

De seguida, o painel de Agricultura Local, com a presença de João Reis Mendes, António Godinho de Carvalho, empresários agrícolas da Golegã, e Lurdes Pires Marques, professora que apresentou o Curso Profissional Agrícola da Escola Mestre Martins Correia. Esta sessão teve como principal objetivo a partilha da experiência de dois agricultores locais, a constante inovação tecnológica no setor, a importância do associativismo entre produtores e da formação profissional, com componente prática.

A organização das Jornadas da Agricultura são o reconhecimento, pela JSD Distrital Santarém e pela JSD Golegã, da importância deste setor não só para o desenvolvimento da região, mas também como uma via profissional pela qual cada vez mais jovens optam.

O terceiro painel, Agricultura Regional, foi composto por Pedro Rosa, engo agrónomo da Hidromessis, João Diogo Ferreira, médico veterinário e sócio-gerente da AgriAngus, e o engo Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster do Ribatejo. Um debate centrado em casos práticos e no percurso de quem trabalha neste setor, nos desafios e sucessos de jovens que encontraram na agricultura a sua paixão, e na importância dos clusters para o desenvolvimento económico da nossa região.

O painel de encerramento coube a Nuno Serra, deputado e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD responsável pela área da Agricultura, e Pedro Rei, vice-presidente da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. Uma sessão abrangente, com a partilha de uma visão macro sobre o setor agrícola na região e em Portugal, e a forma como se insere e compete no contexto europeu e mundial.

A organização das Jornadas da Agricultura são o reconhecimento, pela JSD Distrital Santarém e pela JSD Golegã, da importância deste setor não só para o desenvolvimento da região, mas também como uma via profissional pela qual cada vez mais jovens optam. Esta iniciativa marcou o início de um ciclo de Jornadas por todo o distrito, para debater os assuntos mais importantes para a juventude e para a nossa região, seguindo-se temas como o Turismo e o Ensino Superior.